quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Tirando o pó das estantes

Está acontecendo desde segunda, dia 13, a 29ª edição da Semana Literária Sesc Paraná. A mostra que vai até amanhã, dia 17, trouxe a Londrina autores como Ignácio de Loyola Brandão e Marina Colasanti. Mas… a coisa não para por aí. No próximo dia 21, a maratona recomeça com a Feira Literária de Londrina. Na agenda, Marcelo Rubens Paiva e Fausto Fawcet.

Com o tema Leitura e Cotidiano, a Semana Literária do Sesc está discutindo maneiras mais eficazes de aproximar o jovem do universo literário, numa tentativa de transformar a já tradicional (e enganosa) imagem de “experiência solene e morta da literatura”, como diria o escritor José Castello, em “algo vivo e arrebatador” -o que de fato, ela é.

Para a mostra, que vai até amanhã, dia 17/09, e que está sob a curadoria do próprio Castello, foram convidados escritores de expressão nacional como Ignácio de Loyola Brandão, Marina Colasanti e Miguel Sanches Neto; autores que têm conseguido preencher todos os espaços do salão de eventos do Sesc (F. Noronha) e que, tão logo consiga, devo compartilhar minhas impressões com vocês aqui no blog. Aliás, não deixando também de mencionar que no próximo dia 21, terça-feira, tem início outra maratona literária aqui na cidade: o Londrix - Festival Literário de Londrina.

Londrix - Festival Literário de Londrina

Mesmo vítima de uma substancial redução de orçamento, o Londrix deste ano promete uma programação enxuta, porém sem perda de qualidade. Para o evento, que vai até o dia 26, são aguardadas, dentre outras, as presenças de Marcelo Rubens Paiva, Fausto Fawcet e do dramaturgo Roberto Alvim. A campanha já está nas ruas: vários outdoors com poemetos de autores da casa como Mário Bortolotto, Maurício Arruda Mendonça, Marcos Losnak, Célia Musilli, Karen Debértolis e Márcio Américo foram espalhados pela cidade. Segundo Nelson Sato, “uma simpática iniciativa que coloca painéis publicitários a serviço da literatura”. Mas enfim, logo falarei mais a respeito.

Boas leituras e até a próxima!

[ChuckWilsonDB]

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Mostra Internacional de Cinema na Cultura

Começou na última quarta-feira, dia 8, a Mostra Internacional de Cinema na Cultura, programa com apresentação e curadoria de Leon Cakoff e Renata de Almeida, que promete trazer para a TV aberta a mesma qualidade encontrada na programação de um dos mais longevos festivais de cinema do país.

Sírio, descendente de armênios e naturalizado brasileiro, o crítico Leon Cakoff é o criador da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, festival surgido em 1977 em comemoração aos 30 anos de fundação do MASP (Museu de Arte de São Paulo), e que até hoje figura como uma das principais mostras do gênero no país. No programa que irá ao ar todas as quartas e sextas-feiras, sempre às 22h, na TV Cultura, ele e sua esposa, a produtora Renata de Almeida, comentarão -sempre com a participação de um convidado- títulos que já fizeram parte da grade de programação do festival.

Dois dos filmes, infelizmente, já passaram: o ótimo A Vida dos Outros, drama do diretor alemão Florian H. von Donnersmarck, que mostra a vida de um casal de artistas mantido em estrita vigilância pela Stasi -a implacável polícia secreta da então Alemanha Oriental- por estarem supostamente envolvidos em atividades subversivas -o que vai acabar se mostrando equivocado e gerar uma interessante reviravolta na trama- e a comédia O Tigre e a Neve, do italiano Roberto Benigni.

A Vida dos Outros (Florian Henckel von Donnersmarck), vencedor do Oscar 2007 de Melhor Filme Estrangeiro, do BAFTA -prêmio da Academia Britânica de Artes da Televisão e do Cinema-, outros 59 prêmios e mais 21 indicações.

Veja o que ainda está programado para este mês:

A Noiva Síria, de Eran Riklis (nesta quarta, 15/09)

Um Beijo Roubado, de Wong Kar Wai (17/09)

Questão de Imagem, de Agnès Jaoui (22/09)

A Janela da Frente, de Ferzan Ozpetek (24/09)

A Menina Santa, de Lucrecia Martel (29/09)

Para quem curte cinema, duvido que encontre opção melhor -bom, ao menos, não na TV aberta.

Bom filme e até a próxima!

[ChuckWilsonDB]

__________________  
Mostra Internacional de Cinema na Cultura. Apresentação: Leon Cakoff e Renata Almeida. Onde: TV Cultura. Quando: quartas e sextas às 22h. Maiores informações: http://www.tvcultura.com.br/

domingo, 12 de setembro de 2010

Outra série que promete surpreender

Estreia hoje, às 23h, no The History Channel, Rituais Bizarros, uma série que pretende se aprofundar na cultura antropológica da história, explorando rituais que vão do canibalismo a práticas sexuais controversas.

 

Rituais Bizarros estreia hoje, às 23h, no The History Channel com reapresentações do episódio na segunda, dia 13/09, às 3h; na sexta, dia 17/09, às 22h30 e no sábado, dia 18, às 5h.

Na cola da série Tabu, do Natgeo, estreia hoje no The History Channel, Rituais Bizarros, uma série que pretende se aprofundar na cultura antropológica da história, explorando rituais que, ao contrário do que muitos podem pensar, ainda hoje são praticados ao redor do mundo com os mais diferentes motivos e significados. A série vai revelar como esses rituais forjaram culturas, deram início a guerras e levaram impérios tanto ao seu ápice como à sua derrocada. Hoje, no primeiro episódio da série, o assunto é canibalismo. O programa vai analisar o que mudou na prática ao longo da história e o que pensam aqueles que ainda hoje o praticam. Para quem tem estômago forte.

Até a próxima!

[ChuckWilsonDB]