quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

De volta com o Starte: Grafite

Grafite, outro tema que eu sempre gostei. Aliás, algo relativamente comum desde a minha adolescência. Ou não? Bom… Na verdade, não. Antes tinha mais a ver com pixação mesmo. Só no finalzinho desse período, quando muitos já tinham migrado das ruas para as faculdades e escritórios é que o grafite -de forma bem tímida ainda- passou a dar as caras por aqui. Na época, ambos contravenções com direito a botas de spray customizadas pela polícia. Hoje, tema, inclusive, de programas sociais ligados à prefeitura. Pois é… Nada como um dia após o outro.

   

Da esquerda para a direita: trabalhos d’osgemeos, Nunca e Titi Freak. (Fotos: Divulgação)

Starte

Como (nem) todos sabem, este foi um grande ano para a street art em São Paulo. Ano em que, finalmente, ela passou a integrar o rol de convidados (e não de invasores) da tradicional Bienal paulistana e, vejam só, ano também em que conquistou sua própria mostra, a Bienal Internacional Graffiti Fine Art; mote, aliás, deste novo episódio do Starte que eu compartilho com vocês.

Realizada de setembro a outubro deste ano no MuBE (Museu Brasileiro da Escultura), a mostra contou com a presença de artistas brasileiros de peso como Binho Ribeiro, um dos curadores, Rui Amaral, osgemeos, Nina, Nunca, Titi Freak, Zezão, Speto, além de representantes das Américas, Europa, Ásia e Oceania. Neste episódio, vocês não vão apenas conferir o que rolou no evento, mas também conhecer um pouco mais dessa arte que deu seus primeiros passos (ainda que inconscientes) na Paris de 1968, tornou-se concreta na Nova Iorque de Warhol e Keith Haring e hoje, principalmente, tem São Paulo como um de seus maiores expoentes. Bom programa.

Starte com Bianca Ramoneda e Elisabete Pacheco: todas as terças às 23h30 na Globonews.

Até a próxima!

[ChuckWilsonDB]

Nenhum comentário:

Postar um comentário