quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Villa Lobos em três tempos: última parte

Aqui está o terceiro e último episódio da série Villa-Lobos em três tempos apresentado pela Globonews. A bela maneira do maestro enxergar o Brasil, os sentimentos de Drummond ao saber de sua morte, sua passagem pelo Estado Novo, a interessante (e engraçada) história das Bachianas nº 5 no filme Deus e o Diabo na Terra do Sol e a ligação de Tom Jobim com Villa-Lobos são alguns dos destaques. Participam do episódio os músicos Hamilton de Holanda, Turíbio Santos, Aluisio Didier e Tom Jobim, o maestro John Neschling, o pesquisador Manoel Correa do Lago e o cineasta Walter Lima Jr. Apresentam suas peças, a Petrobras Sinfônica, de Isaac Karabtchevsky, o violoncelista Antonio Meneses, Mônica Salmaso e o Quinteto Villa-Lobos.

“Era um espetáculo. Tinha algo de vento forte na mata, arrancando e fazendo redemoinhar ramos e folhas; caía depois sobre a cidade para bater contra as vidraças, abri-las ou despedaçá-las, espalhando-se pelas casas, derrubando tudo; quando parecia chegado ao fim do mundo, ia abrandando, convertia-se em brisa vesperal, cheia de doçura. Só então se percebia que era música, sempre fora música. Assim é que eu vejo Heitor Villa-Lobos na minha saudade que está apenas começando, ao saber de sua morte, mas que não altera a visão antiga e constante.

Quem o viu um dia comandando o coro de quarenta mil vozes adolescentes, no estádio do Vasco da Gama, não pode esquecê-lo nunca. Era a fúria organizando-se em ritmo, tornando-se melodia e criando a comunhão mais generosa, ardente e purificadora que seria possível conceber.

A multidão em torno vivia uma emoção brasileira e cósmica, estávamos tão unidos uns aos outros, tão participantes e ao mesmo tempo tão individualizados e ricos de nós mesmos, na plenitude de nossa capacidade sensorial, era tão belo e esmagador, que para muitos não havia outro jeito senão chorar, chorar de pura alegria.

Através da cortina de lágrimas, desenhava-se a nevoenta figura do maestro, que captara a essência musical de nosso povo, índios, negros, trabalhadores do eito, caboclos, seresteiros de arrabalde; que lhe juntara ecos e rumores de rios, encostas, grutas, lavouras, jogos infantis, assovios e risadas de capetas folclóricos”.

(Carlos Drummond de Andrade)

E agora, o(s) presente(s) que eu havia prometido (devidamente acompanhados de uma sinopse, mais algumas músicas na íntegra):

 

Image Hosted by ImageShack.us

Villa-Lobos: Bachianas Brasileiras (Complete)

Sinopse: “O ciclo das nove "Bachianas Brasileiras" exemplificam o caráter antropofágico da obra de Villa-Lobos que intencionou construir uma versão nacional dos Concertos de Brandemburgo, usando ritmos ou formas musicais de várias regiões do Brasil. A motivação para compor as obras do ciclo, de acordo com o próprio Villa-Lobos, foram as semelhanças que encontrou entre músicas folclóricas do sertão brasileiro e a obra do alemão Johann Sebastian Bach.” (Fonte: Arte Esplanada)

CD 1/3

Bachianas Brasileiras No. 1 for Cello Ensemble
1. I. Introduction: Embolada (07:12)
2. II. Preludio: Modinha (08:37)
3. III. Fugue: Conversa (Conversation) (04:16)
Nashville Symphony Orchestra Cellos
Mogrelia, Andrew, Conductor

Bachianas Brasileiras No. 1 for Cello Ensemble: I. Introduction: Embolada (7'12)

Bachianas brasileiras No. 2 for Chamber Orchestra, “O Trenzinho do Caipira”
4. I. Preludio: O Canto do capadocio (Scamp’s Song) (07:10)
5. II. Aria: O Canto da nossa terra (Song of Our Land) (05:50)
6. III. Danza: Lembranca do Sertao (Remembrance of the Bush) (04:54)
7. IV. Toccata: O Trenzinho do Caipira (The Peasant’s Little Train) (04:26)
Nashville Symphony Orchestra
Schermerhorn, Kenneth, Conductor

Bachianas brasileiras No. 2 for Chamber Orchestra, “O Trenzinho do Caipira”: IV. Toccata: O Trenzinho do Caipira (The Peasant’s Little Train) (4'26)

Bachianas Brasileiras No. 3 for Piano and Orchestra
8. I. Preludio: Ponteio (08:32)
9. II. Fantasia: Devaneio (Digression) (07:10)
10. III. Aria: Modinha (08:31)
11. IV. Toccata: Picapau (06:51)
Feghali, Jose, piano
Nashville Symphony Orchestra
Schermerhorn, Kenneth, Conductor

CD 2/3

Bachianas Brasileiras No. 4 for Orchestra
1. I. Preludio: Introducao (07:56)
2. II. Coral: Canto do Sertao (Song of the Bush) (03:45)
3. III. Aria: Cantiga (03:55)
4. IV. Danza: Miudinho (03:56)
Nashville Symphony Orchestra
Schermerhorn, Kenneth, Conductor

Bachianas Brasileiras No. 4 for Orchestra: I. Preludio: Introducao (7'56)

Bachianas Brasileiras No. 5 for Soprano and Cello Ensemble
5. I. Aria: Cantilena (06:23)
6. II. Danza: Martelo (04:32)
Lamosa, Rosana, soprano
Nashville Symphony Orchestra Cellos
Schermerhorn, Kenneth, Conductor

Bachianas Brasileiras No. 5 for Soprano and Cello Ensemble: I. Aria: Cantilena (6'23)

Bachianas Brasileiras No. 6 for Flute and Bassoon
7. I. Aria: Choro (03:39)
8. II. Fantasia (05:27)
Gratton, Erik, flute
Estill, Cynthia, bassoon

CD 3/3

Bachianas Brasileiras No. 7 for Orchestra
1. I. Preludio: Ponteio (07:15)
2. II. Giga: Quadrilha Caipira (Country Quadrille) (05:05)
3. III. Toccata: Desafio (Joust) (07:30)
4. IV. Fuga: Conversa (Conversation) (07:37)
Nashville Symphony Orchestra
Schermerhorn, Kenneth, Conductor

Bachianas Brasileiras No. 7 for Orchestra: I. Preludio: Ponteio (7'15)

Bachianas Brasileiras No. 8 for Orchestra
5. I. Preludio (06:38)
6. II. Aria: Modinha (07:18)
7. III. Toccata: Catira batida (05:56)
8. IV. Fuga (04:56)
Nashville Symphony Orchestra
Schermerhorn, Kenneth, Conductor

Bachianas Brasileiras No. 9 for String Orchestra
9. I. Prelude: Vagaroso e mistico (03:00)
10. II. Fugue: Poco apressado (07:08)
Nashville Symphony Orchestra
Schermerhorn, Kenneth, Conductor

 

Image Hosted by ImageShack.us 

Nelson Freire interpreta Villa-Lobos (Nelson Freire)

Sinopse:A Prole do Bebê (1918, 1921) já foi comparada às Cenas Infantis de Schumann ou ao Children’s Corner de Debussy; comparação que não significa dependência. Obra-prima é o Rudepoema (1926), que o mestre, em 1932, orquestrou.” (Otto Maria Carpeaux, em Uma Nova História da Música, ed. Ediouro)

Rudepoema (17'58)

Complementando o trecho de Carpeaux, acrescento que Rudepoema é a maior e mais difícil obra para piano solo da música brasileira. Ela foi escrita em homenagem ao pianista e amigo pessoal de Villa, Arthur Rubinstein, que dada sua complexidade, nunca a executou (ao menos, não publicamente). Outras pessoas, no entanto, a descobriram mais tarde e a gravaram, como no caso do pianista Roberto Szidon, registro que pode ser conferido no segundo episódio do especial da GloboNews, e de Nelson Freire, que pode ser ouvido neste álbum. É válido ressaltar que Freire é o maior pianista brasileiro da atualidade e um dos mais renomados intérpretes internacionais de Schumann, Brahms e, sobretudo, Chopin; ambos, compositores do século XIX. Ele já atuou em orquestras como a Filarmônica de Berlim e sinfônicas como as de Boston, Londres, Nova Iorque, Paris e São Paulo (Osesp).

A Prole do Bebê Nº 1
01 Branquinha - A Boneca de Louça (2:17)
02 Moreninha - A Boneca de Massa (1:28)
03 Caboclinha - A Boneca de Barro (2:22)
04 Mulatinha - A Boneca de Borracha (1:46)
05 Negrinha - A Boneca de Pão (1:07)
06 A Pobrezinha - A Boneca de Trapo (1:37)
07 O Polichinelo (1:21)
08 Bruxa - A Boneca de Pano (2:25)

09 Prelúdio - Bachianas Brasileiras Nº 4 (3:38)

10 As Três Marias (3:23)

11 Rudepoema (17:58)

 

Image Hosted by ImageShack.us

Heitor Villa-Lobos por Clara Sverner: Guia Prático Integral para Pianos (Clara Sverner)

Sinopse: “O Guia Prático, elaborado entre 1932 e 1936, ocupa uma posição singular na obra de Villa. Sem dinheiro e, por conta disto, impossibilitado de retornar à Paris, Villa-Lobos formula um projeto de educação musical e o apresenta a diversos políticos em busca de patrocínio. Com o golpe de 1930, Getúlio Vargas toma o poder e o faz viajar pelo Brasil, dando aulas e cursos especializados. A convite da Secretaria de Educação do Rio de Janeiro, assume em 1932 a direção da SEMA (Secretaria de Educação Musical e Artística), período em que é instituído o ensino obrigatório de música nas escolas. Como forma de contribuir com a nova lei, cria o Guia Prático (temas populares harmonizados) e organiza uma orquestra com fins cívicos e educativos. Como reconhecimento, o maestro -e agora educador-, recebe o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Nova York e sai em turnê pelos EUA, onde é aclamado como “o maior compositor das Américas”. O Guia Prático constitui uma notável antologia do cancioneiro infantil brasileiro.” (Fonte: Adaptado de Biscoito Fino)

Image Hosted by ImageShack.us 

Villa-Violão: Obra Completa para Violão Solo de Villa-Lobos (Turíbio Santos)

Sinopse: “Turíbio é considerado pela crítica e pelos especialistas como um dos maiores violonistas clássicos da atualidade. Já gravou 65 álbuns e já dividiu o palco com grandes nomes como Yehudi Menuhin, M. Rostropovitch, Victoria de Los Angeles, J. P. Rampal; e foi acompanhado por orquestras como a Royal Philharmonic, English Chamber, National de France, National de L'Opéra de Monte-Carlo, Sinfônica Brasileira entre outras. Turíbio é membro-fundador do Conseil D'Entraide Musicale, da UNESCO, e também diretor do Museu Villa-Lobos, no Rio de Janeiro”. No álbum encontram-se os Cinco Prelúdios (1940), Choros nº 1 (1920), Doze Estudos (1929) e Suíte Popular Brasileira: Mazurka-Choro (1908), Schottisch-Choro (1908), Valsa-Choro (1912), Gavota-Choro (1912), Chorinho (1923). (Fonte: Adaptado de Turíbio Santos)

 

Image Hosted by ImageShack.us

Heitor Villa-Lobos: Obra completa para violão solo (Sérgio e Odair Assad – Duo Assad)

Sinopse: “Edição histórica. Antes da consagração como o Duo Assad, Sérgio e Odair Assad gravaram esta obra completa para violão solo de Villa-Lobos. O disco foi brinde de empresa e nunca saiu em CD. Totalmente remasterizado, este álbum sai agora pela Kuarup, mostrando que os dois irmãos já eram gênios mesmo antes do sucesso internacional.” Assim como no álbum anterior, encontram-se os Cinco Prelúdios (1940), Choros nº 1 (1920), Doze Estudos (1929) e Suíte Popular Brasileira: Mazurka-Choro (1908), Schottisch-Choro (1908), Valsa-Choro (1912), Gavota-Choro (1912), Chorinho (1923). (Fonte: Kuarup Música)

 

Image Hosted by ImageShack.us

Trem Caipira (Egberto Gismonti)

Sinopse: “Leitura pessoal da obra de Heitor Villa-Lobos. Como sempre o multinstrumentista se utiliza de diversos recursos sonoros, diferentes daqueles indicados pelo compositor, mas jamais se afasta da idéia básica da obra. Para os mais puristas pode parecer blasfêmia, mas aqui a criatividade e inventividade falam mais alto.” Estas são as músicas do álbum: Trenzinho do Caipira, Dansa - Movimento da Bachiana nº 4, Bachiana Nº 5, Desejo, Cantiga - Movimento da Bachiana nº 4, Canção do Carreiro, Prelúdio - Movimento da Bachiana nº 4 e Pobre Cega. (Fonte: P.Q.P. Bach)

Image Hosted by ImageShack.us

E finalmente, para quem quiser encarar, uma caixa sensacional com 06 CDs entitulada Par Lui-Même. Sob a regência do próprio Heitor Villa-Lobos,  a Orchestre de la Radiodiffusion Française executa, dentre outras, as obras Descobrimento do Brasil, as nove Bachianas Brasileiras, Qu’est-ce qu’un Chôros? (Villa-Lobos explicando o que são os chôros) e os Chôros nº 2, 5, 10 e 11. Altamente recomendável. Para quem quiser conferir trechos das músicas, clique aqui.

Par Lui-Même (01/06)
Par Lui-Même (02/06)
Par Lui-Même (03/06)
Par Lui-Même (04/06)
Par Lui-Même (05/06)
Par Lui-Même (06/06)

Gostaria de agradecer ao P.Q.P. Bach, pois é dele os links dos álbuns aqui disponibilizados. Para quem gosta de jazz e, principalmente, de música erudita, ele é sensacional. Sem exagero.

No mais, espero que tenham gostado.

Até a próxima!

[ChuckWilsonDB]

Um comentário:

feduccini disse...

Muito bom! To baixando alguns álbuns agora

Postar um comentário