quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Villa-Lobos em três tempos

No último dia 17, foi aniversário de morte de Heitor Villa-Lobos, nosso maior compositor e também um dos grandes nomes da música do século XX. Sendo assim, decidi homenageá-lo compartilhando um especial em três episódios apresentado pelo canal GloboNews. No caso, “Villa-Lobos em três tempos”.

Esse negócio de vir inspiração não existe em mim. Eu nasci inspirado já. […] Ou eu faço uma coisa boa ou eu faço uma porcaria. Mas esse negócio de eu procurar inspiração, deixar crescer cabeleira pra ter inspiração, beber… essa coisa… não existe em mim. Eu escrevo quando é preciso.”

(Heitor Villa-Lobos)

O primeiro episódio trata de sua infância, da influência exercida pelos pais e pela tia pianista, por Ernesto Nazareth, os “chorões” e, finalmente, por Bach e Debussy. Trata também de suas viagens pelo país em busca das raízes brasileiras, seu constante trabalho de aproximação entre o popular e o erudito e também sua vida em Paris.

Participam deste capítulo Turíbio Santos, violonista e diretor do Museu Villa-Lobos, o maestro John Neschling, ex-diretor artístico e ex-regente da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), Isaac Karabtchevsky, diretor artístico e regente titular da Orquestra Petrobras Sinfônica, Luiz Paulo Horta, jornalista e crítico musical entre outros nomes ligados à sua música.

Já no segundo episódio, o maestro ultrapassa a lenda que o cerca. Saiba quais foram as impressões que ele deixou naqueles que mergulharam fundo em sua obra e também naqueles que com ele conviveram. Conheça um pouco mais de sua profunda ligação com a música de Johann Sebastian Bach, sua amizade com o pianista Arthur Rubinstein e o esmiuçar das Bachianas nº 4 pelo maestro Isaac Karabtchevsky.

Participam deste capítulo a pesquisadora e autora do livro Villa-Lobos em Paris, Anaïs Flechet, a pianista Miriam Dauelsberg, o próprio Artur Rubinstein, primeiro elo de Villa com a França, o maestro Almeida Prado e, novamente, o crítico musical Luiz Paulo Horta.

Quanto ao terceiro e último episódio da série, ele virá no próximo post juntamente com um presente. Até a próxima.

[ChuckWilsonDB]

2 comentários:

feduccini disse...

Nossa, cara, vila lobos! Acho o trenzinho do caipira provavelmente a composição brasileira mais bonita já feita. Vou assistir o documentário. Ótimo post!

ChuckWilsonDB disse...

qdo o terceiro episodio estiver disponivel, eu vou posta-lo junto com algumas obras dele. soh coisa boa! :)

Postar um comentário