quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Experimente: 2ª parte

Dando sequência ao meu último post, destaco mais duas bandas que assisti e gostei no Experimente, novo programa de Edgard Piccoli no Multishow: a carioca Rockz e a paulistana Hurtmold.

 

Rockz (Foto: Julia Riff)

O início, digamos, foi meio conturbado. Ao finalizar seu primeiro álbum -porém antes de lançá-lo, é bom dizer-, os caras perderam seu vocalista, alçaram o guitarrista ao posto e foram obrigados a rever todo o repertório e gravá-lo novamente. Com membros experientes que já tocaram ao lado de gente como Lobão e em bandas como Funk Fuckers e Planet Hemp, a banda lançou neste ano o que seria seu primeiro álbum oficial, A Tão Sonhada Bicicleta.

Hare Hare (A Tão Sonhada Bicicleta)

Apesar de uma certa supervalorização, os caras são bons. Para os fãs pode até soar blasfêmico este meu comentário, mas convenhamos, se deparar logo de cara com coisas do tipo “superbanda do rock carioca” (myspace), “mesmo num gesto prosaico como beber água, o vocalista se movimenta como se fosse Jimi Hendrix prestes a incendiar sua guitarra” (last.fm) ou ainda “uma das bandas mais potentes, inteligentes e divertidas do rock atual” (PopMata), causa -pelo menos a princípio-, uma certa má vontade em quem ainda não os conhece. Mas ultrapassada esta barreira inicial, destaco três boas músicas deste quarteto carioca: Tô Planejando, carro-chefe do álbum, cujo registro pode ser conferido abaixo, Divertido e Veloz e a potente Hare Hare.

Rockz no Experimente, novo programa do Edgard no Multishow [Streaming & Download]

hurtmold

A banda se apresentando no Sesc Pompéia, em São Paulo, em agosto deste ano. (Foto: Adriano Moralis)

O Hurtmold já é um velho conhecido nosso. Na estrada desde 1998, eles já têm cinco álbuns lançados: Et Cetera (2000), Cozido (2002), o split Hurtmold/The Eternals (2003), Mestro (2004) e o homônimo Hurtmold, em 2007. Para quem ainda não conhece a banda, ela é taxada por muitos -não que isto importe, na verdade- como sendo de post-rock, gênero que reúne influências de rock alternativo, jazz e também de músicas eletrônica e experimental. Outras bandas que também se enquadrariam no gênero seriam as ótimas Tortoise (EUA), Sigur Rós (Islândia), Mogwai (Escócia) e Godspeed You! Black Emperor (Canadá); cada uma, claro, com suas devidas particularidades.

Sabo (Hurtmold)

Além da parceria com os norte-americanos do The Eternals iniciada em 2003 e que resultou em três turnês pelo Brasil, a banda também já excursionou com o Chicago Underground, de Rob Mazurek. Este fato, aliás, acabou gerando um novo projeto, o São Paulo Underground, banda avant-garde formada em 2005 que já se apresentou em diversos países da Europa e também nos Estados Unidos e Canadá.

Barulho do Ponteiro 2 (The Principle of Intrusive Relationships – São Paulo Underground)

Só como curiosidade, tanto o Hurtmold como o Chicago Underground já se apresentaram por aqui. Isto foi em 2004, no saudoso Londrina Jazz Festival, organizado pela extinta produtora Madame X. Um pouco mais recentemente os caras se transformaram na banda de apoio de Marcelo Camelo, Los Hermanos, em sua carreira solo, participando da gravação do álbum Sou e também de sua turnê de lançamento. Na sequência, música nova: Chavera.

Pela falta de registro da apresentação dos caras no programa do Edgard no YouTube, segue a realizada no MIS, em São Paulo, em março de 2010. [Streaming & Download]

No próximo post, duas outras bandas: Seychelles de São Paulo e Júlia Says, de Recife.

Até a próxima!

[ChuckWilsonDB]

__________________

Experimente. Onde: Multishow. Quando: toda terça, 23h. Horários Alternativos: Quarta - 12h, Quinta - 13h30, Sexta – 1h30 e 7h30, Sábado - 18h30 e Segunda - 8h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário