domingo, 20 de dezembro de 2009

Experimente: última parte

Finalmente, a última parte deste post. E conforme prometido, mais dois bons registros ao vivo do novo programa do Edgard no Multishow: Seychelles, de São Paulo, e Júlia Says, de Recife.

Seychelles (Foto: MariMoon)

SEYCHELLES

Com o nome derivado de um arquipélago no oceano Índico que durante anos serviu como paraíso fiscal, esta banda paulistana tem em suas performances ao vivo um de seus principais trunfos. Tocando um rock psicodélico que flerta com o progressivo, o post-rock e de forma pontual com diversos outros gêneros, eles têm como influências bandas como Beatles, The Who, Pink Floyd e, de forma mais acentuada, de Mutantes e Secos & Molhados; aliás, o próprio timbre do vocalista lembra em certos momentos o de Ney Matogrosso e, em outros (sem demérito algum, diga-se de passagem), o do cantor Ritchie.

Punk Modinha (2’07 - Nananenen)

São Paulo também é uma das referências da banda, fato que aliado ao canto falado de, por exemplo, “Ansiedade e Obsessão”, nos lembra um pouco a Vanguarda Paulista, “movimento” que revigorou a música brasileira na década de 1980, mas que, infelizmente (como era de se esperar), acabou atingindo muito menos público do que deveria.

Ansiedade e Obsessão (2’44 - Nananenen)

Para quem quiser conhecê-los, o último álbum –Nananenen, de 2008- pode ser baixado na íntegra através do site da banda. Talvez num primeiro momento, ele -mas principalmente os EPs mais antigos-, pode soar um pouco estranho para alguns; fato, aliás, que não deveria impedir nem sua audição, muito menos uma possível ida à uma de suas apresentações.

Seremos Nós a Última Geração de Humanos na Terra (4’09 – Nananenen)

Na sequência, Sanguessuga, com a participação de Monique Maion (MonMaion, Die Katzen, EX! e Sunset; este último, uma parceria entre ela e Gustavo Garde, vocalista do Seychelles).

Seychelles [Streaming & Download]

JÚLIA SAYS

“Há muito tempo Júlia tinha vontade de escrever um livro, inventar uma história, mas... achava que não tinha idéias. Às vezes ficava rabiscando no papel, mas nada! Nem o comecinho sequer! Ela só não queria que o seu livro começasse com “Era uma vez...” e terminasse com “... casaram e foram (…) felizes para sempre.”

A Casa das Idéias, de Pedro Veludo.

 

Júlia Says: eletrônica com pegada roqueira (Foto: Pedro Costa) 

Revelação do Rec Beat em 2008,  festival pernambucano que em 2010 completará 15 anos, Júlia Says tem seu nome derivado do livro infantil “A Casa das Idéias”, do escritor português -porém radicado no Brasil- Pedro Veludo. Formada em 2007 por Anthony Diego (bateria e programações) e Pauliño Nunes (guitarra e vocal), o objetivo da dupla pode ser sintetizado pelo trecho acima, ou seja, produzir algo que tente fugir do lugar comum, mantendo uma identidade própria, porém pautando-se sempre pela liberdade de flertar com outros gêneros.

Mohamed Saksak (3’57 – Júlia Says)

Na sequência, Aos Segredos Guardados Pelo Futuro.

Júlia Says [Streaming & Download]

Apesar de ter focado muito mais as bandas que o próprio programa, o importante destes três últimos posts, é fazer coro não apenas com o Edgard, mas também com os inúmeros festivais independentes que pipocaram pelo Brasil na última década, ampliando ainda mais o alcance dessa promoção do que há de interessante no cenário musical brasileiro. Portanto, não importa, necessariamente, que os álbuns dessas bandas soem ou não regulares. O importante, a meu ver, é que devemos, cada vez mais, deixar de ser meros seguidores de conceitos e tendências, e passarmos a cultivar mais seriamente nossa própria safra de artistas; agora, sem xenofobia, é claro.

Salto Alto (2’43 – Júlia Says)

Finalmente, e apenas como incentivo, deixo os links de alguns dos principais festivais independentes do país. Espero que, conhecendo-os, o preconceito que existe em relação às bandas nacionais possa, ao menos, diminuir de intensidade.

Abril Pro Rock (Recife/PE)

Bananada (Goiânia/GO)

Calango (Cuiabá/MT)

Demosul (Londrina/PR)

Jambolada (Uberlândia/MG)

Se Rasgum (Belém/PA)

Goiânia Noise (Goiânia/GO) e SP Noise (São Paulo/SP)

Humaitá Pra Peixe (Rio de Janeiro/RJ)

Porão do Rock (Brasília/DF)

Rec Beat (Recife/PE)

Abrafin (Associação Brasileira de Festivais Independentes)

Até a próxima!

[ChuckWilsonDB]

__________________
Experimente. Onde: Multishow. Quando: toda terça, 23h. Horários Alternativos: Quarta - 12h, Quinta - 13h30, Sexta – 1h30 e 7h30, Sábado - 18h30 e Segunda - 8h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário