quinta-feira, 29 de abril de 2010

Leitores eletrônicos: você ainda vai ter o seu

Prometendo uma revolução na maneira como enxergamos o livro e todo o mercado editorial, os leitores eletrônicos e os tablet PCs estão ganhando cada vez mais popularidade e não apenas com os aficcionados por tecnologia. Conheça melhor os conceitos, saiba diferenciá-los e descubra qual é o modelo que melhor se adapta à sua necessidade (ou ao seu desejo) nesta série de postagens que farei sobre o tema.

Em setembro último, a Amazon lançou a versão internacional de seu e-reader, o Kindle, para cerca de 100 países, dentre os quais, o Brasil. Para confrontá-la e abocanhar uma fatia desse mercado em expansão, sua principal concorrente nos Estados Unidos, a Barnes & Noble, também lançou recentemente seu próprio leitor, o Nook. Isto sem contar a Sony, que à cada novo lançamento, vem oferecendo ao mercado modelos cujas funcionalidades vêm gradativamente superando as deficiências dos antecessores.

 

Kindle DX e Kindle International, da Amazon. No momento, os dois modelos de e-reader mais vendidos do mercado. (Fotos: Reprodução)

Porém, engana-se quem pensa que a coisa para por aí. Apesar desses produtos estarem somente agora se tornando mais populares, outros, mais robustos, já estão roubando a cena e tornando a vida da concorrência (e por tabela, a dos consumidores) ainda mais difícil. Estou falando do iPad, lançado recentemente pela Apple, e do Slate, novo tablet PC da HP (Hewlett-Packard) que está prestes a ser lançado e promete suplantar todas as deficiências encontradas em seu principal concorrente. Exato, o tablet de Steve Jobs.

 

Nook, da Barnes & Noble, duas telas e preço mais acessível que seu principal concorrente. (Fotos: Reprodução)

Sony Reader Digital Book (Foto: Reprodução)

Mas qual deles escolher? Aliás, antes disto: e-reader ou tablet PC? Você saberia me dizer qual é diferença entre ambos? Ou será que o mais interessante seria esperar um pouco mais para adquirir um produto com menos limitações, além de um preço menos proibitivo? Para tentar resolver estas questões, vou compartilhar uma série de reportagens sobre cada um desses aparelhos e, ao final, lançar um comparativo entre os modelos apresentados pelo blog. Na pior das hipóteses, você ficará a par do que está ocorrendo no mundo digital e do que, mais cedo ou mais tarde, você também vai precisar ou querer ter em mãos.

À esquerda, o iPad, o tablet PC da Apple e, à direita, o Slate, da HP. Aprimorando o conceito de computador pessoal. (Foto: Reprodução)

Kindle

Na primeira reportagem da série, portanto, compartilho uma matéria que saiu já há algum tempo no programa Entrelinhas da TV Cultura, mas que ainda não perdeu a atualidade -ao menos, não no que tange ao produto. Nela, conheceremos melhor o Kindle, da Amazon, por meio de entrevistas com Paulo Dória, editor de conteúdos digitais do Grupo Estado, e também com Felipe Lindoso, consultor do mercado editorial. Ao longo da matéria algumas opiniões de leitores sobre o aparelho. Assista:

Entrelinhas com Paula Picarelli: todos os domingos às 21h30 na TV Cultura.

No próximo post, vou apresentar o Nook, e-reader da Barnes & Noble.

Até a próxima!

[ChuckWilsonDB]

Nenhum comentário:

Postar um comentário