sábado, 22 de maio de 2010

Concerto de lançamento do 30º Festival de Música de Londrina

Por conta da minha falta de disposição para dar sequência às minhas últimas postagens -pelo menos, por enquanto-, mudo o rumo dessa prosa para dizer que, amanhã, dia 23, tem concerto da OSUEL (Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina) lá no Cine Teatro Ouro Verde. Concerto especial, diga-se de passagem, já que marca a entrada do nosso segundo mais antigo festival na antes temida casa dos trinta -os novos vinte, segundo dizem. Aliás, é bom perceber que, à cada ano, ele vem recuperando seu antigo vigor, perdido desde a saída de seu atual diretor artístico, o pianista Marco Antônio de Almeida.

 

  

Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina e o regente da noite, Alessandro Sangiorgi. (Foto: Reprodução)

Concerto

O concerto de amanhã, que terá início às 20h30 e é gratuito, ficará sob a batuta de Alessandro Sangiorgi, regente titular da OSP (Orquestra Sinfônica do Paraná) e terá o próprio Marco Antônio de Almeida como solista. No programa, a Abertura Festiva (Festive Overture, Op. 96) de Dimitri Shostakovich (1906-1975), o Concerto para Piano e Orquestra (Piano Concerto in A Minor, Op. 54) de Robert Schumann (1810-1856) e a Sinfonia Sopra una Canzone d'Amore de Nino Rota (1911-1979); este, famoso pelas composições feitas para filmes de Fellini como La Dolce Vita, 8 ½, Satyricon e Amarcord, Luchino Visconti com o seu O Leopardo (Il Gattopardo) e Coppola com a trilogia de O Poderoso Chefão (The Godfather: Parts I, II & III).

 

  

Da esquerda para à direita: Schumann, Shostakovich e Nino Rota. Abaixo, o solista e diretor artístico do festival, Marco Antônio de Almeida. (Fotos: Reprodução)

Solista

Almeida, que é londrinense, iniciou seus estudos de piano aqui mesmo em Londrina. Assim que concluiu o curso de Medicina, transferiu-se para a Alemanha onde estudou na Escola Superior de Música e Teatro de Hamburgo como bolsista do DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst). Frequentou cursos de mestres renomados como Magda Tagliaferro, Christoph Eschenbach e Carlo Zecchi. Como intérprete de Mozart, já se apresentou nos mais conceituados festivais alemães, além de já ter gravado com a Orquestra de Câmara Filarmônica de Berlim. Dentre aqueles com quem já teve o prazer de dividir o palco em apresentações camerísticas merecem destaque o violoncelista Antonio Menezes, a oboísta norte-americana Anne Leek, o Quarteto de Cordas de São Paulo e o Quinteto de Sopros de Moscou.

Festival

Quanto ao festival, que ocorre entre 10 e 25 de julho, em breve farei um post exclusivo -eu espero, pelo menos.

Bom concerto!

[ChuckWilsonDB]

__________________ 
Concerto de Lançamento do 30º Festival de Música de Londrina. Apresentação: OSUEL (Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina). Regência: Alessandro Sangiorgi, maestro títular da OSP (Orquestra Sinfônica do Paraná). Solista: Marco Antônio de Almeida (pianista). Obras: Composições de Schumann, Shostakovich e Nino Rota. Onde: Cine Teatro Ouro Verde (r. Maranhão, 85, Centro). Quando: domingo, às 20h30. Quanto: grátis. Informações: tel. 0/xx/43/3322-6381. [como chegar]

Nenhum comentário:

Postar um comentário