terça-feira, 14 de setembro de 2010

Mostra Internacional de Cinema na Cultura

Começou na última quarta-feira, dia 8, a Mostra Internacional de Cinema na Cultura, programa com apresentação e curadoria de Leon Cakoff e Renata de Almeida, que promete trazer para a TV aberta a mesma qualidade encontrada na programação de um dos mais longevos festivais de cinema do país.

Sírio, descendente de armênios e naturalizado brasileiro, o crítico Leon Cakoff é o criador da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, festival surgido em 1977 em comemoração aos 30 anos de fundação do MASP (Museu de Arte de São Paulo), e que até hoje figura como uma das principais mostras do gênero no país. No programa que irá ao ar todas as quartas e sextas-feiras, sempre às 22h, na TV Cultura, ele e sua esposa, a produtora Renata de Almeida, comentarão -sempre com a participação de um convidado- títulos que já fizeram parte da grade de programação do festival.

Dois dos filmes, infelizmente, já passaram: o ótimo A Vida dos Outros, drama do diretor alemão Florian H. von Donnersmarck, que mostra a vida de um casal de artistas mantido em estrita vigilância pela Stasi -a implacável polícia secreta da então Alemanha Oriental- por estarem supostamente envolvidos em atividades subversivas -o que vai acabar se mostrando equivocado e gerar uma interessante reviravolta na trama- e a comédia O Tigre e a Neve, do italiano Roberto Benigni.

A Vida dos Outros (Florian Henckel von Donnersmarck), vencedor do Oscar 2007 de Melhor Filme Estrangeiro, do BAFTA -prêmio da Academia Britânica de Artes da Televisão e do Cinema-, outros 59 prêmios e mais 21 indicações.

Veja o que ainda está programado para este mês:

A Noiva Síria, de Eran Riklis (nesta quarta, 15/09)

Um Beijo Roubado, de Wong Kar Wai (17/09)

Questão de Imagem, de Agnès Jaoui (22/09)

A Janela da Frente, de Ferzan Ozpetek (24/09)

A Menina Santa, de Lucrecia Martel (29/09)

Para quem curte cinema, duvido que encontre opção melhor -bom, ao menos, não na TV aberta.

Bom filme e até a próxima!

[ChuckWilsonDB]

__________________  
Mostra Internacional de Cinema na Cultura. Apresentação: Leon Cakoff e Renata Almeida. Onde: TV Cultura. Quando: quartas e sextas às 22h. Maiores informações: http://www.tvcultura.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário