quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Tirando o pó das estantes

Está acontecendo desde segunda, dia 13, a 29ª edição da Semana Literária Sesc Paraná. A mostra que vai até amanhã, dia 17, trouxe a Londrina autores como Ignácio de Loyola Brandão e Marina Colasanti. Mas… a coisa não para por aí. No próximo dia 21, a maratona recomeça com a Feira Literária de Londrina. Na agenda, Marcelo Rubens Paiva e Fausto Fawcet.

Com o tema Leitura e Cotidiano, a Semana Literária do Sesc está discutindo maneiras mais eficazes de aproximar o jovem do universo literário, numa tentativa de transformar a já tradicional (e enganosa) imagem de “experiência solene e morta da literatura”, como diria o escritor José Castello, em “algo vivo e arrebatador” -o que de fato, ela é.

Para a mostra, que vai até amanhã, dia 17/09, e que está sob a curadoria do próprio Castello, foram convidados escritores de expressão nacional como Ignácio de Loyola Brandão, Marina Colasanti e Miguel Sanches Neto; autores que têm conseguido preencher todos os espaços do salão de eventos do Sesc (F. Noronha) e que, tão logo consiga, devo compartilhar minhas impressões com vocês aqui no blog. Aliás, não deixando também de mencionar que no próximo dia 21, terça-feira, tem início outra maratona literária aqui na cidade: o Londrix - Festival Literário de Londrina.

Londrix - Festival Literário de Londrina

Mesmo vítima de uma substancial redução de orçamento, o Londrix deste ano promete uma programação enxuta, porém sem perda de qualidade. Para o evento, que vai até o dia 26, são aguardadas, dentre outras, as presenças de Marcelo Rubens Paiva, Fausto Fawcet e do dramaturgo Roberto Alvim. A campanha já está nas ruas: vários outdoors com poemetos de autores da casa como Mário Bortolotto, Maurício Arruda Mendonça, Marcos Losnak, Célia Musilli, Karen Debértolis e Márcio Américo foram espalhados pela cidade. Segundo Nelson Sato, “uma simpática iniciativa que coloca painéis publicitários a serviço da literatura”. Mas enfim, logo falarei mais a respeito.

Boas leituras e até a próxima!

[ChuckWilsonDB]

Um comentário:

ChuckWilsonDB disse...

Demorei tanto pra compartilhar minhas impressões sobre os dois eventos que acabei esquecendo uma porção de detalhes. Portanto...

Postar um comentário