quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Osgemeos: abertura da mostra

Conforme mencionei no meu penúltimo post, estreou no dia 25/10, a mostra "Vertigem", dos artistas plásticos e grafiteiros Gustavo e Otávio Pandolfo, mais conhecidos como "osgemeos". Como vocês poderão conferir na matéria do Metrópolis, o MAB lotou, porém com um público bem diferente daquele que, normalmente, costuma frequentar galerias e museus. O que talvez explique esse ecletismo, seja a crescente exposição dos trabalhos d´osgemeos na mídia, o caráter urbano do que eles produzem, além dos aspectos lúdico, onírico e, principalmente, interativo de suas obras. Claro, claro, sem contar o talento dos caras que, diga-se de passagem, é inquestionável.

E a trilha da exposição ficou a cargo do ex-Mestre Ambrósio e amigo pessoal da dupla, Siba, que se apresentou com sua nova banda, "Siba e a Fuloresta", o que deu um caráter ainda mais pitoresco à abertura. A mostra, que vai até o dia 13 de dezembro, faz um apanhado geral da carreira dos artistas, porém, trazendo duas instalações inéditas; no caso, “O Pássaro” e  “O Farol”, criadas especialmente para o espaço da Faap. Veja como foi a abertura:

O Metrópolis é exibido pela TV Cultura de 2ª a 6ª às 21h40

__________________
Onde: MAB (r. Alagoas, 903, Higienópolis, tel. 0++/11/3662-7198, São Paulo). Quando: de terça a sexta, das 10h às 20h, e sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h. A entrada é grátis. [como chegar]

Ainda em busca de opções

Confesso que a notícia de que eu só vou ficar 12h a mais em São Paulo, acabou cortando um pouco meu barato, mas enfim, vamos ver o que é possível fazer nesse meio tempo. Bom, caso a gente fique até as 4h no Playcenter, local dos shows, eu ainda vou ter que enrolar mais duas horas até a abertura da primeira opção que me veio à cabeça: o Mercado Municipal.

Qualquer semelhança com o Teatro Municipal não é mera coincidência. O escritório Francisco Ramos de Azevedo, responsável pela construção do mercadão, também assinou o projeto do teatro. (Foto: Reprodução - NossaCozinha)

Segundo consta, o mercadão só foi inaugurado em 1933, por conta de um fato relevante da nossa história: a Revolução de 1932. Fato, aliás, que o obrigou a se transformar num paiol de armas, no que seria o seu primeiro ano de atividade. Trinta anos depois, assim que a CEAGESP foi criada, ele sofreu um declínio que só foi, definitivamente, suplantado em 2004, data da última reforma. Reforma esta, que conseguiu resgatar toda a antiga opulência dos tempos do café, época em que São Paulo ainda estava no seu primeiro milhão de habitantes.

Mercadão Paulistano: corredores inspirados. (Foto: Paula FJ at Flickr)

Armadilha para chefs (profissionais ou não). (Foto: Mário Marques at Flickr)

Difícil não gostar. (Foto: A r o l d o at Flickr)

O Bar do Mané -responsável por tornar famoso, ainda em 1979, o sanduiche de mortadela do mercadão- funciona todos os dias, até as 17h. (Foto: Danilo Ferreira, Cenas da Cidade)

O sanduíche de mortadela do Bar do Mané (Foto: Danilo Ferreira, Cenas da Cidade)

O Mercado Municipal Paulistano fica na r. da Cantareira, 306, Parque D. Pedro II, Centro. Funciona de segunda a sábado das 6h às 18h e nos domingos e feriados, das 6h às 16h. [como chegar]

Outro lugar bem bacana, que provavelmente não vai rolar, é a Feira de Artes e Artesanato da Praça da Liberdade, mais conhecida como “Feirinha da Liberdade”. Funcionando desde 1975, ela é considerada a segunda maior feira de artesanato da cidade de São Paulo. Atualmente ela possui cerca de 240 barracas, onde é possível encontrar produtos ligados tanto à cultura oriental, quanto à brasileira –se bem que, no caso desta, em menor quantidade, claro.

A Feirinha da Liberdade funciona aos sábados das 9h às 18h e aos domingos das 10h às 19h. (Foto: Afonso Oliva at Flickr) 

Feirinha da Liberdade [como chegar]. (Foto: Samucaº at Flickr)

O ”Beco do Batman”, lá na Vila Madalena, também seria um passeio bem bacana, caso o tempo não fosse tão escasso. A r. Gonçalo Afonso, seu verdadeiro nome, é um tradicional reduto do grafite paulistano, ultimamente, bastante requisitado pelos gringos (e cada vez mais também por brasileiros) como destino turístico. Isto, aliás, como reflexo do reconhecimento do nosso grafite lá fora e também do crescente interesse pela Street Art no mundo.

A r. Gonçalo Afonso, ou o "Beco do Batman", fica no início da r. Harmonia. Outra sugestão seria o "Beco das Cores", bem próximo dali, com entrada pela r. Belmiro Braga. (Foto: Reprodução - Coisas de São Paulo)

E só pra mencionar, já que nem se eu tivesse tempo daria para visitá-la –já que ela não abre aos domingos-, a Fortes Vilaça é uma galeria que tem como foco artistas contemporâneos como, por exemplo, os irmãos Pandolfo, Vik Muniz, Beatriz Milhazes, Ernesto Neto e Luiz Zerbini. Ah, ela também fica na Vila Madalena que, aliás, tem mais um monte de coisas legais, desde bares, restaurantes, lojas, galerias, enfim, como pra mim não vai dar, que dê pra alguém. É isso aí!

 

A Galeria Fortes Vilaça fica na r. Fradique Coutinho, 1500 e funciona de terça a sexta, das 10h às 19h e aos sábados, das 10h às 17. (Foto: Ana Carmen at Flickr) [como chegar]

[ChuckWilsonDB]

Um comentário:

Erika disse...

São Paulo vai ser ótimo, vc vai ver!
Aproveite bastante!
bjos

Postar um comentário