sábado, 12 de junho de 2010

FILO 2010: Destaques da programação nacional

Ontem começou, oficialmente, a 42ª edição do FILO. E antes tarde do que nunca, aqui vão algumas resenhas sobre três peças que, na minha opinião -de leigo, diga-se de passagem- são das mais interessantes.

Os Fofos Encenam (São Paulo)

O primeiro espetáculo que destaco é a montagem da companhia paulistana Os Fofos Encenam, uma livre adaptação do clássico Álbum de Família, de Nelson Rodrigues, obra que revolucionou o teatro brasileiro. Na peça, o cenário tipicamente carioca do autor foi substituído pelo das casas de engenho nordestinas do sociólogo e  antropólogo pernambucano Gilberto Freyre, autor de Casa Grande & Senzala -obra indispensável para a compreensão do Brasil moderno. Além da mudança de ares, outro aspecto interessante é o empréstimo das memórias familiares dos atores para a composição da montagem, o que acabou conferindo um certo ar pessoal na adaptação do universo desta família supostamente modelo, porém tipicamente rodrigueana. Família, aliás, caracterizada por uma rede de paixões incestuosas que, de tempos em tempos, tem seu cotidiano interrompido para que ganhe vida o álbum da família; um retrato diametralmente oposto do que vai sendo revelado pelos atores ao longo da peça. Em cartaz desde o ano passado, Memória da Cana concorreu ao Prêmio Shell em quataro categorias: melhor direção, cenário, figurino e iluminação. Levou os dois primeiros: melhor direção para Newton Moreno e melhor cenário para Marcelo Andrade. Datas e horários: 12 (segunda apresentação) e dia 13 de junho, às 21h30. Local: Teatro FILO. (Foto: Shima)

Esther Góes (São Paulo)

Outra peça que merece destaque é Determinadas Pessoas - Weigel, monólogo que Esther Góes reencena hoje no Ouro Verde, sobre a vida de Helene Weigel, militante política, esposa e principal intérprete dos papéis femininos do alemão Bertold Brecht, um dos principais nomes da dramaturgia mundial. Dois fatos interessantes que merecem destaque é que além do espetáculo ter sido dirigido por Ariel Borghi, filho da atriz com o ator Renato Borghi, um dos fundadores do Teatro Oficina junto com Zé Celso Martinez Corrêa, sua interpretação teve o aval positivo da biógrafa da atriz alemã, Sabine Kebir, em sua passagem pelo Rio de Janeiro. Data e horário: 12 de junho, em sua segunda e última apresentação, às 20h30. Local: Ouro Verde. (Foto: Reprodução)

Boca de Baco (Londrina)

Interessante também é Navalha na Carne, peça que o grupo londrinense Boca de Baco encena em comemoração aos seus vinte anos de existência. De autoria de Plínio Marcos, um dos mais importantes dramaturgos do teatro brasileiro, a peça -que também já foi vítima da censura, assim como a de Nelson Rodrigues- se passa num quarto de bordel onde a luta de três personagens, a prostituta Neusa Sueli, o cafetão Vado e o homossexual Veludo, denota as relações de poder existentes entre eles em meio a um submundo violento e opressivo. Ao lado de Dois Perdidos Numa Noite Suja, Navalha na Carne é a obra mais encenada do autor. Datas e horários: 19 e 20 de junho, às 22h. Local: Teatro Usina Cultural.  (Foto: Milton Dória)

Na sequência, as demais peças que serão encenadas durante o festival:

Mostra Nacional:

.

-A incrível viagem da família aço, Cia. Entreato (RJ)

-A lenda do príncipe que tinha rosto, Cia. de Teatro Artesanal (RJ)

-Acorda Zé! A comadre ta de pé, Grupo Moitará (RJ)

-Aqueles dois, Cia. Luna Lunera (MG)

-Cabul, Cia. Amok (RJ)

-Cidade azul, Cia. Truks (SP)

-Doido, Elias Andreato (SP)

-Encantadores de histórias, Cia. Caixa do Elefante (RS)

-H3, Grupo de Rua /Bruno Beltrão (RJ)

-Marcelo, marmelo, martelo, Cia. Azul Celeste (SP)

-O amor de Peri e Ceci, Circo Teatro Sem Lona (PR)

-O cano, Cia. de Teatro Circo Udi Grudi (DF)

-O dragão, Cia. Amok (RJ)

-O pato selvagem, Cia. Les Commediens Tropicales (SP)

-O sobrado, Grupo Cerco (RS)

-O trenzinho do caipira, Cia. do Abração (PR)

-Ogroleto, Cia. Borogodó/Karen Acioly (RJ)

-Vida, Companhia Brasileira de Teatro (PR)

 

Mostra Regional

 

-A megera domada, Artes Cênicas UEL (Londrina)

-Berço de espuma, Papo Corpóreo (Londrina)

-Bonanza, Grupo “Aspas” (Londrina)

-Cabaré da Confraria, Cia. Confrades (Londrina)

-Drácula, Circo de Palhaços do Picolino (Londrina)

-Homens livres, Cia. Teatro de Garagem (Londrina)

-Mancha Roxa, Cia. Funcart de Teatro (Londrina)

-A metamorfose, Circo de Palhaços do Picolino (Londrina)

-Movimento mínimo, Artes Cênicas UEL (Londrina)

-Olhares grudados, Expressividade Cênica para Deficientes Visuais (Londrina)

-Pândega, Trupe Tangará (Londrina)

-Sobre o teorema ou a solidão dos objetos, Artes Cênicas UEL (Londrina)

-Yemanjá de São Saruê, Cia. de Theatro Fase 3 (Londrina)

Venda de ingressos

A bilheteria do festival está instalada no Royal Plaza Shopping. Os ingressos estão a R$ 20,00, mas existe uma extensa lista de convênios oferecida pelo evento que podem lhe poupar de 20% a 50% do valor das entradas. O festival vai até o dia 27 de junho. Maiores informações: www.filo.art.br.

Bom espetáculo e até a próxima!

[ChuckWilsonDB]

Nenhum comentário:

Postar um comentário