quinta-feira, 22 de julho de 2010

Terminado o I Encontro Paranaense de Composição Musical

Terminou ontem o I Encontro Paranaense de Composição Musical, evento pararelo ao 30º Festival de Música de Londrina. O evento discutiu o panorama atual e futuro da composição musical contemporânea.

Ocorrendo desde segunda-feira, dia 19, no auditório da ACIL (Associação Comercial e Industrial de Londrina), o encontro inaugurou um espaço para a discussão do panorama atual da composição paranaense e também dos rumos e tendências da criação musical contemporânea. Nesta primeira edição, que teve seu desfecho ontem no Teatro Zaqueu de Melo, o encontro contou com a presença de cinco compositores paranaenses de larga experiência na área: Arrigo Barnabé, Chico Mello, Rogério Krieger, Harry Crowl e Mário Loureiro.

Ontem, no Zaqueu, o objetivo foi apresentar parte da produção desses autores -raramente acessíveis, em sua maioria-, a um público ávido por novidades -e, em boa parte, envolvido em cursos e oficinas do festival-, que sim, gostaria de ver, no palco, o resultado prático das ideias debatidas pelos compositores durante os três dias do evento. Apesar da demora excessiva para o início por conta de uma avaria no piano, o recital teve grandes momentos. Parte do resultado pode ser visto abaixo com a apresentação de duas das obras executadas na ocasião: “Improviso”, de Arrigo Barnabé, e “Marcha Acerba”, de Henrique de Curitiba, paranaense falecido em 2008 e irmão do fundador do festival, Norton Morozowicz.

“Improviso”, composição de Arrigo Barnabé executada pelo próprio, ao piano, e por Paulo Braga, ao teclado. Por mais que eu tentasse não mexer a câmera, foi impossível não tremer a imagem. (Vídeo: CWDB)

Abaixo, a transcrição do programa na exata sequência das apresentações: 

Mário Loureiro

Mutações (Camilo Carrara, violão)

Aestus (Camilo Carrara, violão; Fernando Kozu, violão; Ângela Ferrari, violoncelo)

 

Chico Mello

Das Árvores (Paulo Braga, piano; André Erlich, clarinete; Gilberto Gianelli, trombone; Rodrigo Capistrano, saxofone; Waldir Bertiplagia, contrabaixo; Marcelo Casagrande, percussão)

 

Mário Loureiro

Choro (Ana Paula Micheletti, piano)

Doces (Robson Porelli, piano; Naija Santiago, voz)

 

Arrigo Barnabé

Fantasia (Paulo Braga e Karin Fernandes, piano a 4 mãos)

Improviso (Arrigo Barnabé, piano; Paulo Braga, teclado)

 

Henrique de Curitiba

Marcha Acerba (Nadia Belneeva, piano; Nailson Simões, trompete)

 

“Marcha Acerba”, composição de Henrique de Curitiba executada por Nadia Belneeva, ao piano, e Nailson Simões, no trompete. (Vídeo: CWDB)

Para quem ainda não assistiu a nenhuma das apresentações, ainda há tempo. Uma dica interessante -e que muito provavelmente vai agradar até quem não está habituado à música de concerto-, é a apresentação da cantata profana Carmina Burana, de Carl Orff (1895-1982) pela Orquestra Sinfônica e pelos Solistas e Coro do Festival que, na ocasião, estarão sob a regência do maestro japonês Daisuke Soga. Assim como na abertura, o concerto de encerramento do festival poderá ser visto em duas ocasiões: no dia 23, sexta-feira, e no dia 24, sábado. Ambas ocorrerão no Teatro Ouro Verde, às 20h30, com ingressos a R$ 15 (inteira) e a R$ 7,50 (meia).

Bom concerto e até a próxima!

[ChuckWilsonDB]

Nenhum comentário:

Postar um comentário