sexta-feira, 16 de julho de 2010

Arrigo canta Lupicínio

Neste domingo, 18, o 30º Festival de Música de Londrina apresenta uma de suas atrações mais esperadas: Arrigo Barnabé com o show “Caixa de Ódio - o universo de Lupicínio Rodrigues”. Para quem ainda não conhece Lupicínio ou conhece pouco de sua obra, trago um especial sobre o compositor gaúcho produzido pelo canal Globonews.

No Brasil existem muitos grandes compositores que mesmo alguém sem maiores preconceitos -pelo menos no tocante à boa música- pode até vir a conhecer, mas por esta ou aquela razão, acaba não conseguindo ligá-los tão facilmente às suas composições. Aliás, quando consegue. Eu, por exemplo, não fujo (totalmente) à regra. Com exceção ao Cartola, de quem fui atrás recentemente, os demais artistas que menciono neste post, são frutos de audições esporádicas compartilhadas com meu pai em vinis antigos ou de programas de rádio ou televisão recordando antigos carnavais. Se a gente perde com isto? Claro! Ou você acredita que nomes como Noel Rosa, Pixinguinha, Larmartine Babo, Herivelto Martins, Lupicínio Rodrigues e outros tantos que não me vêm agora à memória, resistiram ao tempo por mera nostalgia?

 

Lupicínio Rodrigues (Foto: Reprodução) e Arrigo Barnabé (Foto: Fernanda Serra Azul)

Bom, na tentativa de remediar este mal -ou ao menos, parte dele-, compartilho com vocês um especial sobre Lupicínio Rodrigues realizado pelo programa Arquivo N, da Globonews, em que o compositor gaúcho apresenta suas principais canções e recorda com bom humor e ironia, os episódios que lhe serviram de inspiração para as composições. Além do próprio Lupicínio, também interpretam suas canções Elza Soares, Elis Regina, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Paulinho da Viola.

No mais, aproveito para lembrar que neste domingo, dia 18, o bom gremista -autor, inclusive, do hino ao clube gaúcho- será objeto de tributo de outro grande compositor brasileiro negligenciado: Arrigo Barnabé. Arrigo, que há muito não se apresenta por aqui, vem à cidade à convite do 30º Festival de Música de Londrina com o seu “Caixa de Ódio: o universo de Lupicínio Rodrigues” [veja crítica], show em que se rende à angústia, ao sarcasmo, mas principalmente ao talento deste grande compositor gaúcho. No show, que acontece no Bar Valentino, o londrinense é acompanhado de Paulo Braga ao piano e de Sérgio Espíndola ao violão. Não percam.

Bom festival!

[ChuckWilsonDB]

__________________ 
Festival de Música de Londrina apresenta Arrigo Barnabé com o show “Caixa de Ódio: o universo de Lupicínio Rodrigues”. Onde: Bar Valentino. Av. Faria Lima, 486. Quando: 18/07 às 22h30. Quanto: R$ 15. Maiores informações: www.fml.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário