sábado, 24 de julho de 2010

Sede de Sangue, de Park Chan-Wook, estreia no Cine Com-Tour

Estreou ontem, dia 23, no Cine Com-Tour, Sede de Sangue (2009), último filme do sul-coreano Park Chan-Wook, diretor da aclamada Trilogia da Vingança, conjunto vencedor de importantes prêmios, dentre os quais o Grande Prêmio do Júri do Festival de Cannes, em 2004, por Oldboy.

 

A Trilogia da Vingança, do sul-coreano Park Chan-Wook, é composta por Mr. Vingança (2002), Oldboy (2003) e Lady Vingança (2005). (Fotos: Divulgação)

Sede de Sangue

Sang-Hyun, padre católico, correto e idealista, se oferece para participar, como cobaia, do desenvolvimento de uma vacina para a cura de um vírus mortal. Inoculado em seu corpo, não demora muito para que os sintomas apareçam, ele enfraqueça e morra em seguida -assim como todos os demais voluntários. Entretanto, segundos após sua morte, algo estranho acontece e ele retorna à vida.

Por ser padre, ter sido o único “sobrevivente” do processo e, principalmente, por ter sido trazido de volta à vida, assim que sai do confinamento, passa a ser visto como uma espécie de santo milagreiro. Porém, ao contrário do que aconteceria aqui no Ocidente -principalmente, num país católico como o nosso-, a situação não chega a fugir do controle e ele continua tendo uma vida relativamente tranquila como pároco e voluntário num hospital. Isto, é claro, até ser abordado por uma mãe em desespero que, ciente do episódio, suplica sua interceção junto ao filho com câncer.

Ao ser atendido, entretanto, o paciente percebe tratar-se de um velho amigo de infância e, considerando que, de fato, tem uma melhora súbita -independente desta ter sido ou não fruto das orações-, o padre passa a frequentar sua casa, repartir lembranças, amigos e, mais tarde, sua própria esposa. Fato, aliás, que tem início no exato momento em que começam a pipocar os primeiros sintomas de que algo de muito estranho ocorrera assim que recebeu o sangue desconhecido -que, aliás, mais tarde entendeu não ter sido apenas o responsável por trazê-lo de volta à vida, mas também por transformá-lo… num vampiro.

Apesar do inusitado da situação, o mais interessante a partir daí, é justamente a reviravolta que ocorre na vida de todos ao seu redor, mas acima de tudo -como já era esperado-, em sua própria vida e na da amante. Primeiro, pela ampliação do conflito interno já exercido pelo sacerdócio e pelo celibato e por sua nova condição animalesca, instintiva e sobre-humana, em que os desejos -antes, suficientemente contidos- passam a aflorar como jamais o fizeram. Mais tarde, pelo que torna sua amante, que por não compartilhar de suas crenças, toma um rumo que vai exigir ainda mais de sua fé e de suas estruturas moral e psicológica, já tão abaladas.

Apesar do início um pouco lento, principalmente para quem não está habituado a esse tipo de filme, o diretor consegue atualizar o gênero de forma verossímel -até onde isto é possível, obviamente-, mas, principalmente, sem cometer o despautério de propor vampiros vegetarianos e que brilham à luz do sol. O final, clássico, porém permeado de bom humor e criatividade -uma constante ao longo do filme, apesar do (supostamente) desmentido do trailer-, honra a tradição vampiresca e faz deste mais um ótimo filme do diretor sul-coreano. Não deixe de assisti-lo.

Até a próxima!

[ChuckWilsonDB]

__________________  
Sede de Sangue (Thirst, Coreia do Sul, terror, 133 min, 2009). Diretor: Park Chan-Wook. Elenco: Kang-ho Song, Mercedes Cabral, Ok-bin Kim, Hae-sook Kim, Ha-kyun Shin, In-hwan Park. Onde: Cine Com-Tour. Av. Tiradentes, 1241. Quando: 23-29/07 com sessões às 16h e às 20h30. Quanto: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Maiores informações: 43.3347.8639 (das 14h às 18h).

Nenhum comentário:

Postar um comentário