quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Filmaços em 30 segundos

Volta e meia, quando você menos espera, acaba se deparando com coisas muito bacanas no Youtube. Como estas, por exemplo, onde um bando de coelhos malucos resumem películas de gente tarimbada como Stanley Kubrick, Michael Curtiz, Quentin Tarantino, Martin Scorcese entre vários outros. Criados e produzidos por Jennifer Shiman sob as vozes de Terry Anderson e John Mathot, separei algumas dessas engraçadas paródias -de apenas trinta segundos cada- para compartilhá-las em dois ou três posts intercalados. Na escolha, tentei equilibrar duas coisas: os filmes que eu mais gosto com as animações mais legais. Acho que deu liga.

Laranja Mecânica (A Clockwork Orange); Lançamento: 1971 (Inglaterra); Direção: Stanley Kubrick; Elenco: Malcolm McDowell, Patrick Magee, Michael Bates, Warren Clarke. Duração: 138 min; Gênero: Ficção Científica.

Sinopse: Num futuro não muito distante, porém indefinido, Alex (Malcolm McDowell), líder de uma gangue que assalta, espanca e estupra por prazer, acaba caindo nas mãos da polícia. Preso, ele se oferece para participar como cobaia, de um experimento de engenharia social destinado a refrear tendências criminosas de pessoas como ele. Porém, experimento feito, o problema vira e o nosso “droogie” acaba se tornando impotente para lidar com a violência que o cerca. Detalhe interessante é que no livro homônimo de Anthony Burgess, um clássico da literatura distópica do século XX junto a 1984, de George Orwell, e Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, os personagens são bem mais novos do que os do filme e o final segue a linha dos chamados romances de formação, ou seja, por motivos conceituais, filme e livro diferem no final -o que, diga-se de passagem, não interfere na genialidade de nenhum dos dois.

Trailer oficial

Livro:

Saraiva | Cultura | FNAC

.

Os Bons Companheiros (Goodfellas); Lançamento: 1990 (EUA); Direção: Martin Scorcese; Elenco: Robert De Niro, Ray Liotta, Joe Pesci, Lorraine Bracco. Duração: 145 min; Gênero: Policial

Sinopse: Nova-iorquino do Brooklyn, garoto começa sua "carreira" aos 11 anos e, com isto, acaba se tornando protegido de um mafioso em ascensão. Tratado como um filho por mais de vinte anos, com o tempo ele se casa, arruma uma amante a qual visita regularmente e se envolve em golpes cada vez maiores. Apesar de não conseguir se transformar num membro efetivo da máfia por ser filho de irlandês, nada o impede de se tornar um criminoso de prestígio que, no auge, se envolve com o tráfico, participa de grandes roubos, ganha muito dinheiro, mas, obviamente, acaba entrando na mira dos federais.

Trailer oficial

.

Cães de Aluguel (Reservoir Dogs); Lançamento: 1992 (EUA); Direção: Quentin Tarantino; Elenco: Harvey Keitel, Tim Roth, Michael Madsen, Steve Buscemi. Duração: 99 min; Gênero: Policial.

Sinopse: Um experiente criminoso reuniu seis bandidos para um grande roubo a uma joalheria. Porém, além do fato desses homens nada saberem um do outro, eles são identificados apenas por codinomes; no caso, cores. Isto por conta do perigo de algum deles ser preso e dedurar os demais. Bom… Acontece que a despeito dos cuidados, algo deu muito errado e uma leva de policiais acabou aparecendo durante o assalto. Resultado: tiroteio, fuga e, dentre os que escaparam, uma dúvida bíblica: será que existe um traidor entre nós? A partir daí, num clima de acusações mútuas e muita violência, a situação vai, cada vez mais, beirando o insustentável. Mais admirado por alguns até que o seu consagrado sucessor nas telas, Pulp Fiction, este filme já possuia todas as características que, mais tarde, tornariam Tarantino tão conhecido e respeitado mundo afora. Diálogos afiados, ação e violência cavalares, não-linearidade dos fatos, trilha impecável e alusões constantes ao universo da cultura pop.

Trailer oficial

.

Pulp Fiction - Tempo de Violência (Pulp Fiction); Lançamento: 1994 (EUA); Direção: Quentin Tarantino; Elenco: John Travolta, Samuel L. Jackson, Uma Thurman, Harvey Keitel. Duração: 154 min; Gênero: Policial.

Sinopse: Três histórias paralelas que se entrelaçam de forma não linear ao longo do filme. Uma delas, envolvendo dois assassinos profissionais (John Travolta e Samuel L. Jackson) enviados para realizar uma cobrança a mando do chefe mafioso (Ving Rhames). Na outra, um desses assassinos recebe a incumbência -tentadora e arriscada ao mesmo tempo- de levar a esposa desse mesmo chefe para se divertir enquanto ele viaja. E, finalmente, a de um pugilista (Bruce Willis) que se mete em encrencas por ganhar uma luta que vejam vocês, ele deveria ter perdido; aliás, imaginem com quem ele compra briga.

Trailer oficial

.

Kill Bill: Volume 1 (Kill Bill: Volume 1); Lançamento: 2003 (EUA); Direção: Quentin Tarantino; Elenco: Umma Thurman, Lucy Liu, Vivica Fox, Daryl Hannah. Duração: 110 min; Gênero: Ação

Sinopse: A Noiva (Uma Thurman) é uma perigosa assassina que trabalha num esquadrão de matadores liderado por um homem chamado Bill; personagem que, a não ser por sua voz e sua mão direita, jamais aparece no filme. No dia do seu casamento, entretanto, ele e seus comparsas se voltam contra ela e, numa carnificina, acabam não apenas com ela, mas com todos os demais que a acompanham na cerimônia. Mal sabiam eles, no entanto, que ela sobreviveria, sairia do coma quase cinco anos mais tarde e, pior, com um único propósito: vingança. Vernita Green (Vivica Fox) e O-Ren Ishii (Lucy Liu) são suas vítimas neste primeiro episódio.

Trailer oficial

Kill Bill: Volume 2 (Kill Bill: Volume 2); Lançamento: 2003 (EUA); Direção: Quentin Tarantino; Elenco: Umma Thurman, David Carradine, Sonny Chiba, Jeannie Epper. Duração: 134 min; Gênero: Ação

Sinopse: Depois do confronto entre ela e duas de suas ex-companheiras, ela sai à caça dos três últimos traidores: Budd (Michael Madsen), Elle Driver (Daryl Hannah) e o líder do bando, Bill (David Carradine) -que, finalmente, aparece em cena. Neste episódio, a sanguinolência diminui para dividir espaço com a sempre muito bem vinda explicação dos motivos que levaram o grupo e ela própria a chegar onde chegaram.

Duas partes somente divididas por conta de sua extensão, Kill Bill volumes 1 e 2, englobam referências de todos os cantos da cultura pop, mas duas em especial: os clássicos dos faroestes americano e italiano e também dos antigos e saborosos filmes de kung-fu, duas das paixões do diretor. Em tempo: trilha sonora impecável; mais uma vez.

Trailer oficial

Até a próxima!

[ChuckWilsonDB]

Nenhum comentário:

Postar um comentário