terça-feira, 15 de março de 2011

Saindo das sombras

Prosseguindo na busca por coisas novas e interessantes que possam dar uma arejada na minha já empoeirada biblioteca de mídia, encontrei mais alguns álbuns que, ao contrário do penúltimo post, já não precisaram mais ser ouvidos a partir de lugares alheios ao meu próprio HD; este, aliás, devidamente otimizado e, pelo que tudo indica, bastante satisfeito com a leva de novos sons que, paulatinamente, têm ocupado os lugares tornados vazios pela faxina. Só que se antes a primazia vinha dos improvisos, da sofisticação dos arranjos ou mesmo do experimentalismo ou do funkeado das execuções, a desta nova postagem prima, justamente, pelo aspecto sujo, sombrio e carregado de um gênero que, dia a dia, tem conseguido atingir -e, mais importante, influenciar- um público cada vez mais distante do que seria natural esperar. Confira:

Salem (Foto: Divulgação) Salem - King Night (Foto: Divulgação) Salem (Foto: Divulgação)

Salem : King Night (2010 : Drag/Witch House/Spookycore)

Ouça: http://is.gd/39pNKQ Baixe: http://is.gd/LtOnJl [por New Album Releases]

A atmosfera deste álbum é carregada, soturna e claustrofóbica em sua essência, mas também etérea e melancólica em alguns momentos. No entanto, para quem não está habituado a nada que, mesmo de leve, se assemelhe ao gênero, pode, sim, se sentir um tanto quanto incomodado não só com as músicas, mas também com os vídeos -vários deles de aspecto sujo e amador, o que acaba acentuando o aspecto sinistro que pode (ou não) incomodar quem os assiste. Baseado em Traverse City, uma pequena cidade situada no estado do Michigan, nos Estados Unidos, o trio -já considerado um ícone do gênero- é composto por John Holland, Heather Marlatt e Jack Donoghue. Do álbum, eu destaco quatro ótimas faixas: King Night, Asia, Release da Boar e Trapdoor. E aí? Vai encarar?

.

Asia, uma das músicas que eu mais gosto e dona de um dos vídeos mais trash também.

.

King Nigth, assim como o anterior, incômodo para alguns.

.

oOoOO (Foto: Divulgação) oOoOO - oOoOO (Foto: Divulgação) oOoOO (Foto: Divulgação)

oOoOO : oOoOO EP (2010 : Drag/Witch House/Spookycore)

Ouça: http://is.gd/lYRJ2L Baixe: http://is.gd/CwFC2l [por Last Grooves]

Projeto solo do também norte-americano Christopher Greenspan, este EP também é marcado por uma atmosfera densa e por vezes sombria, mas ao contrário de seu antecessor aqui no post, ele vem permeado por vozes doces, femininas, fato que acaba tornando-o muito menos sinistro e, por consequência, bem mais facilmente digerível por aqueles ainda não habituados ao estilo. Na minha opinião, Mumbai e Burnout Eyess são as melhores do EP; a primeira, aliás, a melhor das duas.

Ah, sim… Quanto ao nome. Também não faço a menor ideia de como se pronuncia.

.

Mumbai, na minha opinião, a melhor do EP.

.

.

No Shore, novo single do, aparentemente, impronunciável oOoOO.

No próximo post (do gênero), sigo ainda nesta linha, mas de uma forma, digamos, um pouco mais amena.

Até a próxima!

[ChuckWilsonDB]

Nenhum comentário:

Postar um comentário